Coordenador : Alfredo Tavares Fernandez
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395093.2206.351379.18052023
Departamento/Setor: MTA
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Servidores públicos estaduais, federais e municipais, profissionais da área de alimentos e estudantes
Local de atuação: As ações previstas para o programa podem ser presenciais na faculdade de veterinária da UFF , em outras cidades ou estados ou on line de acordo com as possibilidades de execução.
Objetivo
OBJETIVO GERAL Cooperar com o desenvolvimento higiênico e sanitário dos estabelecimentos industriais e comerciais através de ações específicas de integração dos docentes, técnicos e discentes de graduação e pós graduação com os servidores de serviços oficiais de inspeção, profissionais do ramo de qualidade e empresários do ramo industrial e comercial de alimentos OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Capacitar, atualizar e treinar servidores públicos 2. Capacitar, atualizar e treinar estudantes e profissionais da área alimentícia 3. Integrar os diferentes setores da Universidade 4. Ampliar possibilidades de estágios 5. Criar e fomentar linhas de pesquisa 6. Viabilizar a utilização dos laboratórios para atendimento as indústrias e aos serviços oficiais.
Resumo
Esse programa terá duração inicial de cinco anos e visa atender os pleitos do mercado por força de trabalho atualizada em virtude das inovações nos estabelecimentos industrias e comerciais de alimentos. Essas mudanças forçam ações que exigem de profissionais, servidores públicos e discentes uma constante atualização para exercício de suas atividades. O Departamento de Tecnologia de Alimentos -MTA e seus docentes possuem atributos para promover essas atualizações. A inserção no programa se fará de acordo com a iniciativa própria de cada docente e a necessidade de cada projeto ou evento. O programa visa através de ações, cursos e eventos presenciais ou a distância atender a esses mercados na área de alimentos podendo ser alimentado a qualquer tempo por novos projetos como: assistência técnica e consultoria, eventos de curta duração, entre outros e alimentar projetos do Departamento já existentes. Já foram realizados o primeiro curso referente ao Projeto de cursos de atualização para as Ações Regulatórias do Serviço de Inspeção Estadual da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro e cursos de autocontrole para indústrias de alimentos. Para os demais cursos relacionados a esse projeto, outras cargas horárias menores ou maiores serão discutidas. Outros cursos serão realizados visando atualizações de profissionais e estudantes como o curso de higiene e boas práticas para manipuladores de alimentos e outros cursos de atualização para profissionais e estudantes.